Chapter 2014 – Act 04, Page 01

Se você é como eu, que até hoje não compreende realmente da onde vem essa brincadeira de 1º Abril, tenho uma teoria que pode te interessar. Ainda mais se você também for pagão.

 

Dizem por aí que o fatídico dia 1º de Abril tem essa notoriedade devido à resistência francesa de aceitar o calendário gregoriano, pois, não sei se todos sabem, mas o ano era comemorado antigamente seguindo às estações do ano, ou seja, se iniciava na primavera e terminava no inverno. A primavera começa em Março (por volta do dia 21) no hemisfério norte, no equinócio de primavera, o que faz todo o sentido para mim, afinal a primavera é o início de um novo ciclo com novas flores e futuras colheitas. Mas, voltando ao calendário gregoriano, o papa Gregório XIII resolveu acabar com essa cultura pagã de comemorar o ano novo com celebrações voltadas ao ciclo natural da própria Natureza, e instaurou que o ano se iniciaria em 1º de Janeiro.

 

Acho que já deu para perceber que nem todo mundo ficou feliz com esse novo calendário. Os franceses continuaram comemorando o ano novo em Março, fazendo festas até o dia 1º de Abril, e a festa de encerramento era a mais pomposa. Dizem por aí que eles resistiram assim por quase 200 anos, mas como sabemos, uma hora a “Sancta Ecclesia” venceria e transformaria o pessoal que curtia o calendário antigo, em meros tolos. Daí nasceu a história de que o dia 1º de Abril é o dia dos tolos, e também da mentira, pois muitos para sacanear amigos e até mesmo os inimigos, enviavam convites de festas inexistentes marcadas para esse dia, uma forma de zombar daqueles que tinham apego emocional e cultural com o antigo calendário.
Mas, de que tudo isso adiantou? De que adianta seguirmos uma calendário? Para quê realmente serve um calendário? …. Questione-se, procure por respostas, se descubra …

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s