Chapter 2014 – Act 06, Page 02

Pela primeira vez na minha vida eu pego o metrô em Sampa e o ar condicionado está quente. Bem, minha vida de maior movimento de metrô se intensificou de um tempo para cá, e ainda mais, está frio nas ruas. Segundo o aplicativo do tempo, fazem 11 graus nesse exato momento aqui na Liberdade.
Por algum motivo desconhecido, o trem está seguindo a viagem em marcha lenta, e para por alguns minutos nos túneis. Minha face está rubra, deve ser por causa do frio, mas a sinto arder como antes. Será isso um sinal, uma espécie de aviso para que eu me previna? Talvez sim, talvez não. Mas, quem teria a resposta? São inúmeras as perguntas e poucas as respostas, talvez eu devesse deixar o tempo responder por si só.
Palavras para alguns não dizem nada, para outros são a razão da existência, e sim, eu sou parte do grupo “outros”. Palavras para mim são mais do que simples compilações de letras que geram um sentido, dando mais significado ao significante, palavras são formas de expressão vivas, assim como as expressões faciais. Expressar, isso nunca foi um problema para mim, consigo me sentir a vontade entre qualquer cultura, pois criei o hábito de viver qualquer cultura, e de me expressar como qualquer um dentro dessa cultura.
Hoje, se me perguntares a qual cultura pertenço, direi-lhe que à nenhuma. Já não me espelho mais nas baixelas de prata, mas também nunca deixei de ostentar o peso de um talher, se preciso for, sei me sentar no chão e com as mãos alimentar meu corpo com aquilo que compõe a ceia de milhões nesse Brasil, e também nesse mundo. Talvez seja essa uma qualidade que carrego comigo, a adaptação fácil a qualquer ambiente, dos mais amenos, aos mais sutis. Mas, quem disse que o ambiente X é mais ameno que o Y? Isso é um assunto para amanhã.

Leave a Reply

