Chapter 2014 – Act 06, Page 03

Ambientes amenos, na verdade podem não ser tão amenos quanto parece. Sempre ouço as pessoas falarem de que a vida na high society é mais amena que a vida na boa e velha periferia de qualquer cidade. Mas, será mesmo? Não colocando em voga as facilidades quero dinheiro proporciona às pessoas, mas colocando em voga a qualidade afetiva das pessoas.
Se me perguntarem em quais lugares fui melhor trato, sem nenhuma sombra de dúvida ei de responder que na casa ou em lugares com maior concentração de pessoas provenientes de periferias. E isso é uma verdade incontestável para mim. Mas, haverá aqueles que me apontaram o dedo e dirão: “falas isso, pois tu não sabes o que é viver na comunidade”.
Estão certos, não sei viver na comunidade, mas sei viver em comunidade. Comunidade significa comunhão, que, por sua vez, significa estar unido, junto de algo ou alguém. Desculpem-me linguistas, mas não tenho um mãos um dicionário com a etimologia exata das palavras. Voltando ao pensamento, viver na comunidade por não ser uma experiência gratificante, mas viver em comunidade é esplêndido. Enfatizo o termo comunidade, pois é assim que as pessoas que são das regiões periféricas vivem, em comunhão com a sociedade que os cerca, com a sociedade que eles mesmos formaram. Um ajuda o outro, e todos ajudam a todos. Assim constatei em algumas pessoas, elas são mais interessadas nas vidas dos outros, em todos os termos e sentidos.
Mas, talvez eu tenho uma visão floreada sobre a vida nas periferias, talvez seja de outra forma. Só saberei dizer com propriedade quando observar de perto essa realidade, até lá, ei de continuar com a minha observação filosófica sobre a realidade social vivida nas comunidades.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s